Total de Visualizações

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ARENA PARA TODOS

O clube Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está construindo um novo estádio previsto para ser inaugurado no final de 2012. No Olímpico, estádio atual, os torcedores com deficiência física já conseguem se deslocar pelo estádio durante os jogos, mas na Arena essa situação deverá ser ampliada. Tendo a acessibilidade como uma prioridade e assegurando a inclusão social dos portadores de necessidades especiais (PNE), responsáveis pela construção do estádio tiveram um encontro com alguns integrantes da ACADEF - Associação Canoense de Deficientes Físicos em março de 2011 onde apresentaram as áreas projetadas aos portadores de deficiência.

Fora os acessos por rampas e por elevadores, a construção contempla espaços especiais para assistir aos jogos e sanitários apropriados. As arquibancadas terão lugares para pessoas com cadeiras de rodas e respectivos acompanhantes sem obstáculos físicos, além de lugares para obesos e para pessoas com mobilidade reduzida. Na área dos estacionamentos, vagas serão destinadas aos deficientes físicos. Para os deficientes visuais, o projeto contempla leitura em braile.


Os cadeirantes que participaram dessa reunião mostraram-se admirados e honrados com o convite, pois é raro conviverem com iniciativas como essa. “Isso é inédito no Brasil. Nunca vi nenhum clube convidar cadeirantes para participar de um projeto”, disse um deles. Outro participante destacou a busca permanente dos deficientes físicos pela inclusão social através de seus benefícios legais: “Somos críticos e lutamos pelos nossos direitos, por isso posso afirmar que ficamos surpresos com esse projeto. Não tem o que criticar”.


Assim como o Grêmio, muitas outras instituições têm acessos facilitados para pessoas portadoras de necessidades especiais. No entanto, é preciso ressaltar a iniciativa realizada pelo clube para entrar em contato com essas pessoas, mostrar o projeto e questioná-las a fim de melhorar a acessibilidade. Além disso, esse acontecimento foi noticiado para os demais torcedores sendo uma maneira de incentivá-los na busca pela igualdade. Afinal, a inclusão social deve estar presente em todos os locais e os deficientes físicos têm o direito de irem ao estádio assistir aos jogos de futebol dos seus times.


Após exemplificar uma ação de inclusão social, cabe mencionar algumas idéias do texto lido na aula de Psicologia da Aprendizagem: “Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre a Educação”. O texto enfatiza que o que se almeja é uma sociedade baseada na equidade, na justiça, na igualdade e na cooperação, assegurando qualidade de vida para todos. Soma-se a isso, é necessário que se reconheça e assuma a diversidade como o fundamento maior para a convivência social, ampliando e enriquecendo a vida na pluralidade. Portanto, tem que haver uma mudança de mentalidade, onde todos participem na luta por uma sociedade mais justa e solidária.




Vídeo com os cadeirantes entrevistados:

http://www.youtube.com/watch?v=I4s7gfDrx2U&feature=player_embedded#at=146

3 comentários:

  1. As práticas de emancipação a portadores de deficiência física passam pela aplicação de medidas efetivas de inclusão por instituições e empresas. Apesar de colorada, parabenizo o Grêmio pela iniciativa, e torço que ela, infelizmente como outras, não fique somente no papel e na promessa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. TINHA QUE SER GRÊMIOOOOOOOOOOO

    VAMO VAMO TRICOLOOOOOOOR
    HOJE EU VIIIIIM TE APOIAAAAAAAAAR

    ResponderExcluir
  3. Essa idéia do Grêmio é muito legal. É preciso que todos os outros clubes de futebol do Brasil tenham essa iniciativa, a fim de promover os direitos aos deficientes e a igualdade entre eles e os não-deficientes. As pessoas precisam ter exemplos e campanhas de grandes grupos, como nessa caso, o Grêmio, para começar a se conscientizar e produzir uma sociedade para todos.

    ResponderExcluir